25/04/2017

Cuevas de Arguedas


Desafio  FLINPO 

As Cuevas de Arguedas , surgiram nos finais do séc. XIX, tornando-se o lar de "arguedanos "  aqueles que não possuíam meios de pagar um alojamento. Receberam assim autorização para escavar o terreno e construir as suas habitações. 
As casas eram compostas por celeiros, corrais e o espaço de habitação, tudo no mesmo espaço. 
Nos anos 60, foi construído um bairro social  a fim de albergar estas pessoas com dignidade. 
Hoje, as Cuevas de Arguedas, localizadas junto ao Parque Natural de Bardenas Reales, em Espanha,  tornaram-se um ponto turístico, onde é possivel observar vestígios de uma dura realidade não muito distante.

4 comentários:

Remus disse...

Se a Ana não tivesse feito essa apresentação, eu iria pensar que seria algum local arqueológico com mais de 2000 anos. Mas a realidade é bem mais dura que o meu tal pensamento.
Desconhecia a existência das Cuevas de Arguedas.

Histórias do Lobo Bom disse...

Olá Ana. Este mundo é uma surpresa constante. Aqui os nossos vizinhos têm coisas fantásticas, algumas delas com distâncias grandes para lá chegar. Mas é um país que merece bem conhecer melhor. Esta que agora divulga é de ficar de boca aberta. Nunca imaginaria que tal pudesse existir e menos pensaria que foram desabitadas há 50 anos. Tenho vontade de conhecer alguns locais (Caminitos D’El Rey é um deles) e vou agora juntar mais este. Um abraço e (estamos perto) bom fim de semana.

Ana Simões disse...

Boa noite Remus. pois fiz a apresentação exactamente porque acreditei que sem a mesma, muitos ficariam a tentar adivinhar do que se tratava... Eu mesma na altura fui surpreendida... Só tomei conhecimento do que se tratava após a visita às mesmas, primeiro por um placar informativo e depois no posto de turismo... Acho a paisagem muito bonita mas o
que a mesma encerra é muito triste. Boa noite e resto de boa semana.

Ana Simões disse...

Boa noite amigo Mário.
Verdade !!! As duas constatações são verdadeiras. Eu passeio muito pelo nosso país vizinho, a razão.. é muito mais acessível para mim do que outra parte do mundo. E a verdade é que me tenho maravilhado com o que lá encontro e existem lugares que me levam a outros continentes... Verdade !! Este e o Parque das Bardenas Reales , mesmo ao lado, fazem parte um do outro... fizeram-me sentir mesmo noutro lugar bem longínquo.
Não conheço Caminitos De'l Rey , fui pesquisar e já está na lista dos desejos.
Fiz um caminho semelhante no Verão de 2016 , Passarelas del rio Vero tb é muito bonito...
Tomo a liberdade de o convidar a visitar este meu blog, aqui poderá ver um pouco mais da Cuevas, assim como as Passarelas...

Boa noite amigo e um beijinho e bom fim de semana.

http://ajouneyfortwo.blogspot.pt/